Como Levantar Crianças Naturalmente Sobrenaturais?

Jackeline-Hayashi

Pastora Jackeline Hayashi Líder do ministério infantil Estação 5.2

Três perguntas precisam estar constantemente nas nossas mentes:

O quê? Por quê? Como?

Antes de chegarmos no “como” precisamos entender o “quê?” e o “por quê?”.

O que é ser naturalmente sobrenatural?

É você fazer do sobrenatural algo que acontece naturalmente, sem esforço ou obrigação, ou seja, que faça parte da cultura. Viver naturalmente sobrenatural tem tudo a ver com CULTURA DO REINO.

Uma cultura é percebida através das atitudes. Uma cultura é a tradução de hábitos em atitudes. São valores expressos através de atos. Quais são os valores e princípios da cultura do Reino? Quais atitudes demonstram a cultura do Reino?

Carregar a cultura do Reino é viver uma vida naturalmente sobrenatural, onde o sobrenatural faz parte do nosso dia a dia, do nosso cotidiano, acontecendo naturalmente.

“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.” Mc 16.17

Antes de pensarmos em como fazer crianças viverem naturalmente sobrenatural precisamos nos auto avaliarmos se estamos vivendo uma vida naturalmente sobrenatural, pois crianças são replicadoras de cultura.

O que nossas atitudes demonstram?

Como pais e líderes de crianças, qual cultura estamos demonstrando para elas através dos nossos hábitos e atitudes?

Por que é importante levantarmos crianças que vivam naturalmente sobrenatural?

Porque elas precisam carregar a cultura do Reino, assim como carregamos essa cultura. Mas será que carregamos? Qual cultura temos demonstrado através das nossas atitudes involuntárias, não pensadas, não planejadas, mas aqueles atos involuntários e naturais?

“Precisamos de perseverança, sendo intencionais nas escolhas que fazemos e nas decisões que tomamos”

Todos querem ter crianças que se movem naturalmente sobrenaturais, mas será que todos vivem uma vida naturalmente sobrenatural?

Como levantar crianças naturalmente sobrenatural?

Primeira coisa é sermos naturalmente sobrenatural. Se as crianças observarem seus pais e líderes fazendo naturalmente algo sobrenatural vão entender que aquela atitude é natural para ser vivido, elas não terão outras opções de ações. Então a pergunta correta seria: Como ter a Cultura do Reino?

Cultura é fruto da intencionalidade e a arquitetura de estratégias. Cultura é formada por valores que nós promovemos e nós permitimos.

Primeiro passo para vivermos a cultura do Reino seria determinar os valores que determinam a cultura do Reino. Amor, honra, respeito, paz, alegria, risco e fé, ousadia, compaixão…. são alguns valores que demonstram a cultura do Reino.

Ao termos o novo nascimento entendemos que não fazemos parte da cultura da cidade, estado ou pais onde nascemos, mas fazemos parte do Reino e precisamos ser intencionais em implantar essa cultura nas nossas vidas em primeiro lugar.

Segundo passo é entender o que será permitido ou não e o que promoveremos ou não para que a cultura do Reino seja implantada na nossa família ou ministério.

Na igreja, no Ministério Infantil, todos os voluntários precisam carregar a cultura do Reino antes de pensarmos em trazer a cultura para as crianças, porque elas aprenderão muito mais através do que os voluntários FAZEM do que através do que eles FALAM. Não adianta muito falar para as crianças que elas precisam orar por cura e, assim que uma criança se machuca, o adulto sai correndo desesperado procurando ajuda ou já oferece um remédio sem antes oferecer uma oração. E mesmo que seja necessário um remédio, um médico, um hospital…aquele voluntário orar com as crianças para que o remédio faça efeito logo, que o médico descubra logo a causa, que o hospital atenda rapidinho….. o que vier depois disso as crianças entenderão que foi o agir de Deus e darão glórias a Deus.

Depois disso, depois que uma criança observar várias vezes os voluntários fazendo isso, o que ela fará quando encontrar alguém que se machucou?

Temos uma criança da Estação 5.2 que seus pais foram chamados na escola pois esta criança estava orando por todos os amigos que se machucavam. E o mais lindo é que as crianças eram curadas fazendo com que outras crianças começassem a chamar este menino para orar, mesmo quando este menino não estava por perto. O diretor da escola queria saber dos pais de onde vinha esta atitude, de qual igreja aquela família pertencia, pois, aquele menino, de apenas 4 anos – isso mesmo! 4 anos de idade!! – estava agindo de uma maneira naturalmente sobrenatural!!!

Como levantar crianças naturalmente sobrenatural?

Fazendo com que elas vejam em nós uma vida naturalmente sobrenatural!!!

E como termos uma vida naturalmente sobrenatural? Sendo intencionais em implantar nas nossas vidas esta cultura. Esforçando-nos a vivermos essa cultura ao ponto dela se tornar algo naturalmente vivido.

Precisamos de perseverança, sendo intencionais nas escolhas que fazemos e nas decisões que tomamos.

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e

nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos

por intermédio dos apóstolos.” At 2.42

Curso | Culto Infantil

Neste curso ensinaremos como um culto infantil deve ser planejado, desde a recepção das crianças, o preparo espiritual, o preparo da programação e da estrutura, tudo a fim de que cada criança possa ter um encontro pessoal com Deus de uma forma marcante e sobrenatural.

Pastora Jackeline Hayashi
jackeline.hayashi@escolazao.com.br