Eficiência

Eficiência é a capacidade de conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios, ou seja é fazer mais com menos. E é algo importante, pois um bom líder deve ser e pensar de forma eficiente.

Começaremos então a quebrar alguns mitos sobre um bom líder:

 

Um bom líder é aquele que faz muitas coisas, que sempre está ocupado;

Isso é um mito, pois não é porque você faz muitas coisas ou tem muita força de vontade, que você se torna produtivo. Ser ocupado não é sinônimo de eficiência. Tem líderes muito ocupados, mas que não produzem nada, ou seja, são ineficientes.

 

Para ser um bom líder, você deve ser bom em tudo;

Lembre-se sempre que nós nunca vamos ser bons em tudo! Claro, é importante que tenhamos uma noção básica de tudo, como por exemplo em comunicação, visão, administração, marketing, e outras ferramentas necessárias para um bom trabalho, mas isso não significa exatamente que devemos buscar conhecimento profundo em todos os ítens, mas sim, devemos focar no que somos bons e temos chamado. Portanto, saiba enxergar o seu potencial e contrate pessoas para fazer aquilo que não for o seu forte.

 

Um bom líder não tem pontos fracos e não admite fraquezas;

Todos os líderes tem sim seus pontos fracos, reconhecem, admitem e tem planos de ação para melhoria.

 

Um bom líder é aquele que trabalha seus pontos fracos;

Sim, um bom líder deve trabalhar os seus pontos fracos, mas jamais deve deixar de investir em seus pontos fortes. Lembre-se sempre que um dos maiores desafios do líder é eliminar a distração, ou seja, quando ele jamais deve focar tanto no seu ponto fraco e acabar esquecendo no que verdadeiramente deve focar, no seu ponto forte.

Acima citamos alguns mitos de liderança. Sabemos que todos nós temos pontos fracos, mas que devemos nos afiar nos pontos fortes para sermos eficientes. Agora veremos, outros pontos que podem trazer eficiência para a sua liderança.

 

ENTENDA O SEU PROPÓSITO

O que é propósito? É a razão da sua existência! Muitas pessoas não entendem seu propósito e começam a viver suas vidas baseados em sobrevivência, necessidade ou oportunidade.

Entenda qual é o seu propósito e viva para esse propósito.

 

“Eu não quero ter mais dias de vida para descobrir o propósito da minha vida, mas eu quero ter mais dias de vida para ver o resultado, a produtividade da minha vida com propósito”.  Myles Munroe

 

Necessidade x Propósito

Pode ser que no início de uma organização ou no início da sua liderança você poderá e deverá fazer de tudo, pois existirá uma necessidade. Mas com o passar do tempo, deverá levantar e treinar outros líderes que vão fazer as coisas que são as “necessidades”. O importante é você saber e entender o seu propósito para que com o passar do tempo, a necessidade não acabe mudando o seu foco! Sabe qual o poder da necessidade? Em algum momento ela te roubar o propósito.

 

DELEGUE

Pare de bancar o super-herói e de querer o mérito apenas para si mesmo; aprenda a ouvir, a delegar, a confiar mais nas pessoas e, acima de tudo, a dividir o mérito. Entretanto, seja claro em relação às metas e objetivos. São os desafios que movem o ser humano e isso não é diferente no ambiente corporativo. Esclareça as expectativas, delegue, acompanhe os resultados, confie, avalie e reposicione as pessoas sempre que necessário. Você dita o ritmo! Para você crescer em sua liderança e para a organização crescer, você precisa delegar.

 

Ouvimos sempre por aí que um líder que é bom em uma área, será bom em todas as outras. Tenho uma verdade para te falar sobre isso: é um mito! Não se sinta culpado se você é um líder bom em apenas alguns temas e outros não. Suas fraquezas serão oportunidades para outros exercerem seus chamados, então, delegue! Delegar significa desenvolver pessoas, então, saiba delegar. Comece delegando autoridade e responsabilidade para uma pessoa que seja competente!

Você pode fazer da seguinte forma:

 

  • Eu faço, você observa;
  • Eu faço, você me ajuda;
  • Você faz e eu te ajudo;
  • Você faz e eu observo.

 

Todos são beneficiados quando você delega responsabilidades que fogem à sua competência ou que outros podem fazer, mas uma vez que você delegou não as assuma novamente. Quando você assume novamente as tarefas que você delegou, você fica sobrecarregado e impede pessoas de crescerem, o que pode causar desmotivação na sua equipe. Delegar não significa que você deixou de ter responsabilidade sobre o resultado — significa apenas que você compartilhou. Entenda que o papel do líder vai além de comandar e delegar tarefas, ele deve estar apto a entender e implementar mudanças.

 

FAÇA APENAS AQUILO QUE SOMENTE VOCÊ PODE FAZER

Dentre as tarefas que lhe foram atribuídas, qual você tem mais facilidade em executar por ter talentos especiais para isso? Concentre suas energias nesse ponto, mas se houver necessidade, esteja disposto em fazer também outras coisas que forem pedidas. Quando você reconhece no que você é bom, você consegue se sobressair e somar o máximo de valor na sua esfera de influência, seja na igreja, seja no mercado de trabalho. Nessa direção, você vai sempre gostar do que faz, além de maximizar seu potencial como líder.

Em Atos, vemos um exemplo de delegação de tarefas e o resultado dessa ação para o Reino de Deus:

“Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé”. Você pode fazer muitas coisas, mas quais são as coisas que somente você precisa fazer?

 Atos 6:1-7

 

CONTROLE SUA AGENDA

Um líder possui diversas tarefas diárias, semanais e mensais e se ele não consegue controlar a sua agenda, pode congestioná-la. Hoje o mercado já disponibiliza softwares e até mesmo aplicativos que podem te auxiliar na missão de organizar a sua agenda, além de gerenciar as atividades da sua equipe. Eles enviam alertas e lembretes, disponibilizam arquivos e compartilham informações. Através deles também é necessário ver as atividades dos membros de equipe, receber alertas sobre as tarefas e informações sobre o que deve ser feito, além de prazo para realização. Líderes produtivos controlam as suas agendas e não são controlados por ela e muitas vezes o seu “não” é um “sim” para o seu chamado.

 

POTENCIALIZE O PONTO FORTE

 Foque nos seus pontos fortes, mas não esqueça das suas fraquezas. Multiplique os dons que Deus já te deu e você verá muito mais produtividade no seu dia-a-dia.

Escola ZAO
contato@escolazao.com.br

A Escola ZAO nasceu com o propósito de Renovar Mentes e Transformar o Mundo.

Nenhum Comentários

Escreva um Comentário

Quero Receber Conteúdo!

 

loading…