Conhecendo o Coração de um Líder

Deus tem falado muito comigo acerca desse tema e ministrado ao meu coração: Se queremos viver algo relevante e poderoso como igreja, precisamos entender a importância da honra, respeito, confiança e propósito no relacionamento líder e liderado, liderado e líder.

Os capítulos 1 e 2 do livro de Neemias contam a história de Neemias, um homem que era copeiro do rei Artaxerxes, que tinha como uma de suas funções experimentar a bebida e o alimento antes de servir o rei, pois caso algum destes estivesse envenenado o rei não morreria e sim o copeiro. Um trabalho que requer confiança!

Um determinado dia Neemias recebe uma notícia triste! A cidade de seus pais está assolada, os muros derrubados… ele chora, ora, pede perdão pelos seus pecados, os pecados de seus pais e dos filhos de Israel, mas algo é gerado no coração de Neemias: reconstruir os muros de Jerusalém!

Neemias poderia abandonar o rei e partir para o propósito que foi gerado em seu coração, mas o relacionamento entre ele e o rei Artaxerxes não era apenas de um líder e um liderado e sim de amizade, respeito, confiança e honra! Preste atenção na oração de Neemias no capítulo 1:11:

“Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que
desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era
eu copeiro do rei”.

Veja que ele não abandona o rei diante daquela notícia e sim, continua servindo-o e pede o favor de Deus perante o rei. Quando ele chega diante do rei, ele identifica que Neemias está triste, mas que sua tristeza não é apenas de rosto e sim de coração. Para você identificar que a tristeza está no coração é necessário conhecer a pessoa, ter relacionamento com ela!

O rei se preocupa com Neemias, permite que ele compartilhe o que está em seu coração, libera-o para a reconstrução dos muros de Jerusalém, proporciona tudo que é necessário para sua ida e pede um prazo para Neemias.

O que aprendo nessa história?

O rei Artaxerxes era um líder que conhecia o coração do seu liderado e o impulsionou a viver o propósito que Deus havia gerado em seu coração!

Em Gênesis 22:1-14, Deus prova o coração de Abraão, pedindo que ele ofereça seu filho Isaque em holocausto. Geralmente quando lemos esse capítulo focamos na obediência de Abraão, mas quero focar agora em Isaque.

Quando Abraão avista o local do sacrifício e começa a caminhar com seu filho, Isaque faz uma pergunta: – Pai, temos o fogo, a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? O pai responde: – Deus proverá para si meu filho, o cordeiro para o holocausto.

Após este momento, Isaque não pergunta mais nada! Está escrito que Isaque já estava pronto para ser sacrificado, quando então o anjo brada, interrompendo aquele sacrifício, pois o Senhor Deus reconhece a obediência de Abraão provendo um cordeiro.

O que aprendo neste texto?

Isaque conhecia o coração de seu pai que era seu líder e por conhecer o coração de seu pai, entendeu que sua morte traria honra a Deus, honra a seu pai e consequentemente honra a ele também.

Um filho que era (liderado), mas por conhecer o coração de seu pai (líder), o impulsionou a viver o propósito de Deus.

Deus te abençoe!

Anderson Dantas
anderson.dantas@escolazao.com.br
Nenhum Comentários

Escreva um Comentário

Quero Receber Conteúdo!

 

loading…