Como conectar as nossas crianças com Deus?

Segundo o estatuto da criança e do adolescente (ECA), crianças são indivíduos de 0 a 12 anos de idade, ou seja, aqueles que nasceram entre 2006 a 2019. Antes, as gerações eram definidas a partir de acontecimentos históricos ou sociais importantes. Por exemplo, a geração de Moisés é conhecida pelo evento da saída do povo hebreu do Egito e que morreu no deserto. Já a geração de Josué é aquela que entrou na terra de Canaã, e assim por diante, cada geração foi determinada por eventos históricos e ou sociais. Hoje as gerações são delimitadas pelo uso da tecnologia. E cada vez mais as gerações tem menor intervalo de tempo. Antes a geração durava 40-70 anos, depois passou a apenas 20 anos e hoje a cada 10 anos.

A Geração “Z” compreende os indivíduos que nasceram entre 2000 a 2010. Quando se trata de criança, são as que tem atualmente entre 9 a 12 anos de idade. Já a geração a (alpha) são aquelas que nasceram a partir de 2010, ou seja, são as crianças que atualmente tem entre 0 a 9 anos de idade.

Qual a importância de identificar as gerações?

Ao analisar as gerações podemos entender como elas percebem e entendem os acontecimentos globais, econômicos e sociais, e a forma que interagem entre si para definir a forma que elas enxergam o mundo, a cosmovisão de cada geração.

Como podemos conectar as nossas crianças com Deus?

  1. Sendo relacional

A verdadeira solução para os problemas de tecnologia não tem a ver com a tecnologia, pois a evolução dela é uma ida sem volta, mas tem a ver com relacionamentos e afetividade. Somos seres afetivos, precisamos de conexão pois isso é uma das necessidades humanas. Somos seres biopsicossociais, necessitamos de convívio social, e o primeiro acontece dentro da família.

Como pais e líderes de crianças é importante termos conexão, relacionamento com elas. Uma das formas é escutá-las, ouvi-las de forma ativa, olhar nos olhos, dar atenção a elas. Quando damos nossos ouvidos a elas, damos a elas o direito de poder falar na vida delas.

Assim como Deus, no jardim do Éden, buscava se relacionar com Adão e Eva face a face, devemos ter esse contato com as nossas crianças. Em Salmos 32:8 Deus com seus olhos nos guia. Olhar nos olhos tem tudo a ver com relacionamento, empatia, atenção e cuidado. Olhar nos olhos vai tirar muitos efeitos negativos do resultado de olhar para as telas.

A média de tempo de atenção que um pai dá para seus filhos é de 36 segundos, segundo pesquisas americanas. Não vai ser dessa maneira que vamos conectá-las com elas e consequentemente com Deus. Não é assim que seremos catalisadores para levá-las a terem um encontro com a verdade, com a palavra de Deus. Não será dessa maneira que elas vão querer nos ouvir. Precisamos urgentemente ter um relacionamento de qualidade com nossos filhos e crianças.

  1. Sendo intencional

A partir do momento em que somos intencionais para gerar relacionamento, devemos ser intencionais também para inspirar, ensinar e instigar a terem uma vida de relacionamento com Deus. Isso vem primeiramente com nosso exemplo, com nossas atitudes e com nossos hábitos. Nossas ações falam mais alto que nossas palavras.

Quando os nossos filhos nos veem orando a Deus, lendo a Bíblia, adorando a Deus? Será que apenas no final de semana quando vamos a igreja? Será que eles entendem, através de nossas vidas e nossos hábitos, que o buscar a Deus não é uma prática de final de semana, e sim uma prioridade diária em nossas vidas? O quanto temos sido intencionais para nós termos relacionamento com Deus e através disso inspirá-los a buscarem a Deus? O quanto temos sido intencionais para ensinar os caminhos de Deus de forma alegre, não de forma religiosa, mas de forma que elas vão desejar porque sabem a importância e a relevância disso em nossas vidas? O quanto incentivamos e instigamos por meio de estratégias sábias oriundas de Deus para que elas caminhem com suas próprias pernas nos caminhos de Deus?

Em Provérbios 22:6 diz para ensinarmos a criança no caminho em que ela deve andar. Precisamos ensinar e não terceirizar o ensino para outros. A responsabilidade é nossa como pais, de investir e não desperdiçar a herança que Deus nos deu. E nossos filhos são herança do Senhor, conforme Salmos 127:3. Como bons mordomos devemos ser intencionais em não apenas proteger, mas investir nas próximas gerações.

  1. Sendo sobrenatural

Dentre os top 10 filmes de maior bilheteria de cinema da história, 8 são de ficção científica, ou seja, tem a ver com sobrenatural. O mundo tem fome e sede de sobrenatural, inclusive as crianças.

Para as gerações anteriores as gerações Z e alpha, ou seja, as gerações baby boomers, geração X e Y, a evolução da tecnologia nos surpreende, nos encanta, nos atrai, nos fascina. Aplicativos tecnológicos são instrumentos para lermos mais a Bíblia, para termos mais conhecimento de Deus, para nos incentivar e facilitar a buscar por Deus. Mas para as gerações Z e alpha, a tecnologia não as atrai como nas gerações anteriores, pois elas já são muito bem acostumadas e familiarizadas com tudo isso. Uma das formas que vai atraí-las a Deus é uma experiência sobrenatural.

Vemos a necessidade de cada vez mais apresentar um Deus vivo, um Deus sobrenatural, pois o mundo e principalmente a geração de crianças, anseiam por isso, pela manifestação dos filhos de Deus. Devemos manifestar o amor, e uma das formas é através do sobrenatural. Jesus, quando estava aqui na terra, curava, expulsava demônios, fazia milagres, etc. Jesus era e é a maior teologia encarnada. O amor às vidas e a compaixão impulsionava Jesus a operar sinais, maravilhas, curas e o liberar do sobrenatural.

O próprio Jesus disse que quem crer Nele faria as mesmas obras, mas obras maiores também fariam. O quanto temos crido em Jesus, o quanto temos tido fé e dado passos de fé para expressarmos o amor de Jesus e também cumprir com a grande comissão?

“Marcos 16:15-18 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. 17 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.”

Será que estes sinais tem nos acompanhado e também acompanhado as gerações de crianças? Uma experiência sobrenatural, mas principalmente um relacionamento diário com Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo e um andar no Espírito faz com que as crianças produzam o fruto do Espírito, tenham um caráter transformado, mas também a manifestação sobrenatural do Espírito Santo.

Se você tem interesse em se aprofundar no assunto, e gostaria de aprender mais sobre como fazer um culto infantil com excelência, onde as crianças do ministério da sua igreja local têm verdadeiros encontros com Deus, CLIQUE AQUI e aproveite para se inscrever em nosso curso online Como Fazer Culto Infantil – que está saindo com 30% de desconto!

Pastor Lucas Hayashi
lucas.hayashi@escolazao.com.br

Pastor da Igreja Monte Sião (IMS) desde 2016, líder da Estação 5.2 (ministério de crianças), Processo raízes, Primeiros Passos (Integração da IMS) e Escola ZAO. Sua grande paixão é formar líderes desde crianças até adultos que vão transformar a sociedade através do amor de Deus, da Palavra e do poder sobrenatural.

Nenhum Comentários

Escreva um Comentário

Quero Receber Conteúdo!

 

loading…