Os 3P’s da Liderança: Pessoa, Processo e Problema

Como líderes, estamos sempre atentos para identificar, apontar e resolver os problemas. Porém, muitas vezes nós vamos tão direto ao problema, que acabamos “atropelando” algumas etapas básicas, desrespeitando as pessoas, magoando ou mesmo sendo injustos. Por isso, vamos sugerir esta metodologia, respeitando a sequência dos 3P’s:

1º) Pessoa. Mesmo que identifique o problema, sua prioridade deve ser demonstrar amor, importando-se com a pessoa. Pergunte primeiro como ela está, como ela se sente hoje, sua saúde física, sua família, seus filhos, se há alguma preocupação, etc. Você demonstra cuidado, respeito e amor. Temos dias que estamos com o corpo dolorido ou cansado, um resfriado, ou mesmo uma preocupação por ter algum familiar doente, ou mesmo uma dificuldade financeira e não sabemos como vamos pagar aquela conta. Tudo isso nos faz estar desatentos às atividades, o que geram resultados insatisfatórios.

Procure trazer paz, palavras de conforto e motivação, ore com ela, para que se sinta mais fortalecida. Se verificar que o problema persiste, você poderá colocar outra pessoa para ajudar ou até mesmo substituir, até que ela se sinta melhor.

2º) Processo. Se você verificou que a pessoa está bem, talvez possa haver alguma dificuldade no processo, o que está gerando o resultado insatisfatório. Neste quesito estão incluídos desde o planejamento estratégico até as ações práticas, como o número de pessoas, capacitação, habilidade, treinamento, equipamentos, configuração do local, fluxo do processo da operação, tempo disponível, e tantas outras variáveis, onde podemos comparar a teoria versus a prática, o planejado versus o resultado.

Pode ser que exista uma pessoa nova na equipe, em experiência, ou não houve tempo hábil para treinamento teórico e prático, ou até mesmo a equipe está incompleta porque alguém faltou ao serviço. A pessoa que está fazendo a tarefa está se desdobrando para tentar compensar a pessoa que faltou, e se você chegar direto apontando o problema, ou culpando a pessoa pelo resultado ruim, estará magoando e desmotivando, pois ela está tentando fazer o melhor para compensar.

3º) Problema. Se você já verificou que a pessoa e o processo estão em ordem, então chegou a hora de avaliar o motivo pelo qual o resultado está insatisfatório. Utilize os “cinco por quês” para tentar encontrar a causa raiz. Por que isso está desorganizado? Por que o padrão não foi cumprido? Desde quando isto está ocorrendo? Por que isso não foi identificado antes? Por que não foi comunicado? Será que as ações corretivas foram tomadas a tempo?

Ações simples e rápidas geralmente “apagam o fogo” mas não evitam que aconteça novamente. Pense em ações definitivas para que esta situação nunca mais aconteça. Faça uma revisão do seu planejamento, verificando as possíveis oportunidades de melhoria.

Ao respeitar esta sequência dos 3P’s na solução de problemas, você obterá mais êxito e certamente será reconhecido por alguém que “ama as pessoas”  e não apenas “usa as pessoas”, trazendo leveza e motivação para sua equipe.

______________________________

Se você tem interesse em aprender mais sobre Liderança, CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o curso completo da Escola Zao sobre Liderança – da Teoria para a Prática!