Afiando e Lançando Flechas

Afiando e Lançando Flechas

Em Salmos 127 diz que nossos filhos são como herança e como flechas.

Infelizmente muitos pais, lideres e igreja não tem tratado dessa forma e tem desperdiçado em vez de investir a herança, e não tem afiado, muito menos lançado as crianças como flechas para os seus destinos.

Flechas são armas ofensivas de longo alcance e tem um destino, um alvo. Contudo flechas são afiadas, são preparadas e não nascem prontas na árvore. Isso significa que para afiarmos, devemos ser intencionais, gastar tempo, energia pois elas não são preparadas acidentalmente. Como será que temos lidado com nossas crianças? Devemos lidar conforme a Bíblia nos ensina.

Elas devem ser preparadas como flechas para o A L V O!

A – AGIR

Muitos pais se tornam passíveis, ausentes no sentido de não agir para afiar seus filhos e conduzi-los a presença de Deus. A primeira forma que ensinamos para nossos filhos é através de nosso exemplo. Será que temos agido com intencionalidade, com sabedoria, com criatividade, com integridade? Nunca seremos os únicos exemplos para nossas crianças, mas devemos ser os melhores e maiores exemplos. Exemplos de cristãos, líderes e servos de Deus. Somos responsáveis para ser intencionais para estar na presença de Deus e ensiná-las que o buscar a Deus não se limita a final de semana, quando vamos para a igreja, mas deve ser prioridade diária em nossas vidas. Nossas ações refletem a cultura que carregamos. Dessa maneira para agir de acordo com o Reino de Deus, primeiro precisamos carregar os valores e princípios de Deus em nossas vidas e isso será manifestado através de nossas palavras, comportamento e ações. Agir com intencionalidade é buscar e viver constantemente na presença de Deus. Agindo assim estaremos estabelecendo os princípios e valores de Deus na vida de nossas crianças.

 

L – LIBERDADE

Não devemos nos satisfazer em apenas apresentar o plano da salvação para nossas crianças a fim de que elas tenham um novo nascimento e uma verdadeira conversão. É necessário um andar constante no Espírito. É necessário a ação do Espírito Santo e o seu fluir, ou seja, devemos dar liberdade ao Espírito Santo. Liberdade para que ele possa revelar e desvendar quais são os chamados e destinos que elas terão. Liberdade para que Ele fale com elas e não seja nossa imposição de forma persuasiva. Claro de devemos ensiná-las mas é com a ajuda do Espírito Santo que devemos conduzi-las para que então elas escutem diretamente de Deus os seus propósitos e seus sonhos. Não existe Espírito Santo Junior, mesmo Espírito pelo qual os profetas, sacerdotes e apóstolos atuavam, é o mesmo espírito que habita nos adultos hoje e o mesmo Espírito que atua nas crianças e através delas também, desde que deixemos que Ele aja de forma livre. “Não por força nem violência, mas pelo meu Espírito, assim diz o Senhor dos Exércitos” Zc 4:6

 

V – VERDADE

A palavra de Deus é a verdade, ela prevalence e é absoluta. Será que temos instruído e preparado nossas crianças de acordo com essa verdade?

II Tm. 3:16-17 – Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Nossos ensinamentos, repreensão, correção e educação deve estar baseada na palavra de Deus se queremos que nossos filhos sejam perfeitamente habilitados para toda a obra. Independente da área de atuação que nossos filhos vão atuar, a palavra de Deus vai prepará-los, vai afiá-los para atingir com eficiência o seu alvo. Nós como pais somos inspiradores e incentivadores para a leitura e meditação dela, através do nosso exemplo com nossa vida de devocional.

Em nossa boca existe poder de vida e de morte conforme escrito em provérbios 18:21. O que temos declarado para nossas crianças? Vida ou morte? Que nossa boca seja usada para trazer vida e verdades através da palavra de Deus.

 

O – OUVIR E OBEDECER

Se queremos preparar e afiar nossas flechas devemos ouvir o que Deus nos diz, mas também obedecer. Quando ouvimos a Deus, não seremos influenciados pelo que os homens estão dizendo, pelo que a moda está ditando, pelo que a política esta idealizando, pelo que a mídia está influenciando. Faremos e obedeceremos aquilo que Deus tem nos ordenado e nossas crianças também saberão ouvir e obedecer a Deus e assim não serão influenciadas, mas elas influenciarão o meio onde elas vivem, seja na família, escola, com primos, amigos e etc. O obedecer não será por obrigação mas por amor e relacionamento diário com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. E quando ensinamos as nossa crianças a obedecer os pais, isso é precedente para aprenderem a honrar, e honra gera vida e destino. “Honra teu pai e tua mãe para que prolongue dos dias na terra que o Senhor Deus te dá” (Êxodo 20:12).

Quando elas aprendem a obedecer, aprendem a honra os pais e a Deus. E depois que as flechas são afiadas e preparadas devem ser lançadas para seus destinos. E quais são os seus destinos? São os montes da sociedade que incluem: artes e entretenimento; comunicação e mídia, economia e negócios, politica e governo, educação e ciência, família e igreja.

Nem todas as crianças serão chamadas para serem pastores, apóstolos, profetas, mestres, evangelistas de ofício, mas cada uma delas saberá quais são os montes que vão influenciar e liderar. Cada criança assim como todo cristão é chamado para discipular nações. Isso não é uma opção ou sugestão, mas é a grande comissão (Mt 28:19).

Desde crianças devem ser preparadas para serem líderes. Primeiramente líderes delas mesmas, sabendo controlar suas vontades, seu corpo, por meio de disciplina e circunstancias que elas passam e passarão. O caráter de Cristo deve ser formado para que elas, ao progredirem em sua liderança e influência, não sejam derrubadas com as tentações, concupiscências e a soberba.

Assim estabeleceremos bem estas bases, um caráter Segundo o caráter de Cristo. Outra forma delas desenvolverem o caráter de Cristo é através de uma vida de relacionamento com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Quando elas são cheias e transbordante do Espírito Santo, ou seja elas constantemente estão andando no Espírito, como consequência, produzirão o fruto do Espírito Santo (Gl 5:22) e não cumprirão com as concupiscência.

Como pais e líderes de crianças, devemos ajudá-las a se desenvolver nos seus dons, habilidades físicas e intelectuais, assim como deixar sonhar os sonhos de Deus para elas e assim, ao descobrirem suas paixões, alinhadas aos propósitos de Deus, elas serão impulsionadas para a esfera ou a montanha da sociedade na qual terá influência. Isaías 2:2 – 3 – 2.

Nos últimos dias o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal; será elevado acima das colinas, e todas as nações correrão para ele. 3 Virão muitos povos e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas”. Pois a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do Senhor.

Essa é a promessa e a profecia que o profeta Isaías declara para os últimos dias. Assim como toda a profecia, esta também é condicional. Será que temos sido intencionais para que as crianças carreguem a presença de Deus, os seus valores, o seu Reino e elas subam os montes estabelecendo assim, a presença de Deus, no cume dos montes? Quando isso acontecer, conforme diz a profecia, para lá as nações correrão e virão para serem ensinadas ou seja, para serem discipuladas. E assim faremos discípulos de todas as nações, quando investimos e somos intencionais em discipularmos as próximas gerações.

 

Curso | Culto Infantil

Neste curso ensinaremos como um culto infantil deve ser planejado, desde a recepção das crianças, o preparo espiritual, o preparo da programação e da estrutura, tudo a fim de que cada criança possa ter um encontro pessoal com Deus de uma forma marcante e sobrenatural.

Pastor Lucas Hayashi
lucas.hayashi@escolazao.com.br

Pastor da Igreja Monte Sião (IMS) desde 2016, líder da Estação 5.2 (ministério de crianças), Processo raízes, Primeiros Passos (Integração da IMS) e Escola ZAO. Sua grande paixão é formar líderes desde crianças até adultos que vão transformar a sociedade através do amor de Deus, da Palavra e do poder sobrenatural.

Nenhum Comentários

Escreva um Comentário

Quero Receber Conteúdo!

 

loading…